COLABORAÇÃO DA COMUNIDADE NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA ESCOLAR PARA OS ÚLTIMOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL - O PAPEL DAS ENTREVISTAS

Collaboration of the Community in the Organization of a School Proposal for the Last Years of Elementary School - the Role of Interviews

  • Adriano Marcus Stuchi Universidade Estadual de Santa Cruz - Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas
  • Maria José P. M. de Almeida Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação
Palavras-chave: Ensino Fundamental II, Física, Usina hidroelétrica, Entrevistas

Resumo

Este estudo parte do reconhecimento das dificuldades associadas ao ensino de conteúdos da Física na disciplina ciências do Ensino Fundamental II. Nele buscamos compreender como alguns aspectos da história da cidade onde as informações foram coletadas podem contribuir para o desenvolvimento desse ensino. Formulamos a seguinte questão de estudo: como representações de moradores e docentes sobre uma usina hidroelétrica, desativada na cidade em que eles vivem, podem contribuir para a elaboração de atividades possíveis de serem trabalhadas nos anos finais do ensino fundamental? O apoio teórico-metodológico pautou-se em princípios e noções da análise de discurso, a partir de textos de Eni Orlandi. Os dados do estudo foram construídos com base em entrevistas, realizadas a moradores e a professores de uma escola municipal dessa cidade. É evidenciada a contribuição dessas entrevistas para construção de uma proposta de ensino.

Publicado
2019-04-03