UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR À POROSIDADE DOS SOLOS EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

An interdisciplinary approach to soil porosity in context of teachereducation

  • Bento Cavadas
  • Nelson Mestrinho
  • Juliana Cunha Cunha
  • Maria Catarina Sousa
  • Rita Laranjinha
Palavras-chave: ciências, investigação, interdisciplinaridade, matemática, porosidade, solos

Resumo

O solo é um recurso natural complexo e não renovável, fundamental para a manutenção dos ecossistemas e para o fornecimento de alimento, energia e fibras para os seres humanos. Neste trabalho apresenta-se uma atividade de caráter experimental e investigativo designada “A porosidade dos solos”, que possui a particularidade de proporcionar uma experiência de aprendizagem interdisciplinar entre a Matemática e as Ciências Naturais. Os participantes foram 28 estudantes deuma turma do 3.ºano da Licenciatura em Educação Básica da Escola Superior de Educação de Santarém(Portugal).Tiveram de dar resposta às seguintes questões: Qual é a porosidade de diferentes tipos de solos? Como representar quantitativamente a porosidade dos solos? Para tal, planificaram e implementaram investigações, com controlo de variáveis para recolher as evidências empíricas necessárias paraavaliar a porosidade de três tiposdesolos. A partir dos dados recolhidos empiricamente nas medições efetuadas,construíram e determinaram o índice de porosidade dos solos, enquanto medida da proporção de solo não ocupado por partículas sólidas. De seguida, analisaram os resultados e elaboraram conclusões e analisaram-nas criticamente para criarem explicações baseadas nas evidências recolhidas. O trabalho terminou com a comunicação dessas evidências e a justificação dos resultados e conclusões. Esta atividade interdisciplinar promoveu nos participantes a aprendizagem de conteúdo científico relacionado com os solos e de aspetos associados à planificação de atividades experimentais e investigativas, devido ao seu caráter prático e promotor das competências deraciocínio e resolução de problemas.

Publicado
2020-09-25