CONSTRUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS DE Pediculus humanus capitis PARA DISCUSSÃO SOBRE PEDICULOSE EM UMA ESCOLA DO CAMPO
Construction and use of didatic models of Pediculus humanus capitis for discussion on pediculosis in a school of the field.
Resumo
Esse trabalho mostra a análise do processo de construção e aplicação de modelos didáticos de piolho do couro cabeludo dentro de um conjunto de oficinas destinadas à discussão sobre pediculose entre estudantes do segundo segmento do ensino fundamental de uma escola do campo. Dentre as modalidades de modelos didáticos utilizados, nós destacamos os desenhos esquemáticos ampliados e modelos didáticos tridimensionais confeccionadosem feltro para representar a morfologia e o ciclo vital do piolho. Esses modelos didáticos foram essenciais para a compreensão dos educandos sobre a pediculose, a partir dos conhecimentos biológicos do parasito, contribuindo, assim para a construção de conhecimento científico individual e coletivo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.