MAPAS CONCEITUAIS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE CONHECIMENTO E AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA DA CÉLULA

Conceptual Maps as a tool in the promotion of knowledge and evaluation inthe discipline of Cell Biology

  • Jéssica Costa Silva
  • Lucas Vinicius Bezerra Queiroz
  • Maria Izabel Gallão
Palavras-chave: Conhecimento prévio, Ensino de Biologia, Organelas citoplasmáticas

Resumo

O ensino de Ciências, tanto no âmbito da educação básica quanto na superior, apresenta algumas problemáticas relacionadas à qualidade da aprendizagem dos estudantes, devido as linguagens técnicas e os conceitos complexos que são, inevitavelmente, exigidos pela área. O psicólogo da educação David Paul Ausubel, entre as décadas de 60 e 70, desenvolveu e publicou pesquisas a respeito da cognição e elaborou a sua teoria sobre Aprendizagem Significativa. Uma das formas de proporcionar e avaliar a Aprendizagem Significativa é o método criado pelo biólogo e cientista da educação Joseph Novak, na década de 70, que consiste na construção de Mapas Conceituais. Esta ferramenta relaciona ideias em uma linha de raciocínio lógico e tem como objetivo principal responder a uma questão focal. Considerando as ideias dos autores Ausubel e Novak, com a intenção de promover uma estratégia de ensino facilitadora e didática, propomos a construção de Mapas Conceituais sobre metabolismo e estrutura de organelas das células animal e vegetal, para a turmado primeiro semestre do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. A partir dos nossos resultados podemos apontar a capacidade da ferramenta como uma forma eficaz de promover e avaliar a Aprendizagem Significativade um tema de biologia celular.

Publicado
2020-09-28