ATIVIDADES INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: INSETOS AQUÁTICOS E A POLUIÇÃO DOS RIOS

Investigative activities in the teaching of sciences: aquatic insects and the pollution of the rivers

  • Lorraine dos Santos Rocha
  • Juliana Simião-Ferreira
Palavras-chave: Ensino por investigação, Alfabetização científica, Iniciação científica

Resumo

No ensino de ciências há uma grande preocupação com a reestruturação curricular para um ensino mais problematizador e relacionado ao cotidiano. O ensino por investigação é uma abordagem que possibilita a alfabetização científica, visto que possibilita a participação ativa do estudante no processo de ensino-aprendizagem. Todavia, um tema relevante que pode despertar indagação nos alunos é a qualidade de ambientes aquáticos que pode chamar atenção sobre os impactos ambientais e as consequências deles sobre a biodiversidade. O objetivo deste estudo é elaborar e testar uma sequência de ensino investigativo para iniciação científica no ensino fundamental para abordar impactos ambientais e bioindicadores aquáticos. As atividades investigativas foram desenvolvidas em dois espaços educacionais: o formal na unidade escolar, e o outro no espaço não formal de educação, no Parque Ambiental Ipiranga.Os alunos da turma de iniciação científica ao serem instruídos sobre as etapas da investigação científica demonstraram muito interesse pelo projeto e logo se envolveram com as atividades sugeridas. Conforme essa experiência da pesquisa, ao ensinar ciências por investigação, é possível despertar o interesse dos estudantes, e proporcionar aos alunos oportunidades para enxergar os problemas do mundo, como por exemplo, a preservação da biodiversidade aquática, elaborando planos de ação e estratégias.

Publicado
2020-09-28