O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA AUTISTAS

The Teaching of Sciences for Autistics

  • Nahun Thiaghor Lippaus Pires Gonçalves
  • Fabiana da Silva Kauark
  • Charles Ferreira Nunes Filho
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado, Aprendizagem Significativa, Pluralidade Metodológica

Resumo

Através da perspectiva de pesquisa-ação são apresentadas possibilidades de potencialização do processo de ensino e aprendizado em ciências com estudantes autistas, por meio da aplicação interventiva de múltiplos métodos no acompanhamento do cotidiano escolar, embasado pela Teoria de Aprendizagem Significativa Aproposta foi aplicada numa escola de ensino fundamental da rede Municipal de Vitória–ES e contou com a participação de 4 estudantes no ano letivo de 2017. A análise mostra que práticas pedagógicas específicas podem impulsionar o potencial da aprendizagem,motivadas por ações experimentais, que fogem às ações didáticas tradicionais da sala de aula regular. Bem como, da necessidade específica e singular de adaptações diversificadas do ambiente onde se realizavam as atividades, dos processos pedagógicos e de instrumentos de ensino como os mapas conceituais (modificados).Apesquisa revelou a ampliação do rendimento e da dedicação (foco e motivação) em atividades e avaliações de ciênciascom esses estudantes.

Publicado
2020-09-28