A INFLUÊNCIA DE UMA OFICINA TEMÁTICA NAS PERCEPÇÕES DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE

The influence of a workshop theme in student perceptions of early years of elementary education on the environment

  • Marlise Grecco de Souza Silveira
  • Marcelli Evans Telles dos Santos
  • Karoline Goulart Goulart Lanes
  • Eliziane da Silva Dávila
  • Jeferson Rosa Soares
  • Robson Luiz Puntel
  • Vanderlei Folmer
Palavras-chave: Educação Ambiental, Oficina temática, Jogos didáticos, Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

No que se refere à Educação Ambiental (EA), é preciso construir um processo permanente, desde o início da Educação Infantil, e contínuo durante todas as fases do ensino formal paraque se possa preservar e cuidar do meio ambiente. Desse modo, o presente estudo se propôs a investigar as percepções de alunos dos anos iniciais sobre o meio ambiente antes e após a realização de uma oficina, que teve como temática a EA e os jogos didáticos, a fim de avaliar a influência da mesma na mudança de percepção desses alunos. O estudo foi realizado com 60 alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em três escolas estaduais do município de Uruguaiana-RS. Para a coleta das percepções antes e depois da oficina temática foram utilizados mapas mentais que posteriormente foram classificados em cinco categorias. Na segunda etapa foi realizada uma oficina, organizada em três momentos pedagógicos, em que os alunos confeccionaram jogos didáticos utilizando materiais recicláveis e reutilizáveis. Constatou-se que a maioria dos alunos percebe o meio ambiente de maneira ampla e não em dimensões limitadas, pois nos mapas mentais houve predomínio das categorias abrangente e socioambiental. Também verificou-se que essas percepções foram ampliadas após o período de execução da oficina. Logo, pode-se inferir que a mesma contribuiu para a formação dos alunos em relação à EA modificando e/ou expandindo as suas percepções sobre o meio ambiente

Publicado
2020-09-29