LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA NO ENSINO DE FÍSICA COMO MEIO DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Reading and writing production in the Physics education as a means of knowledge production
Resumo
Este estudo tem por objetivo compreender como as práticas de leitura e produção escrita podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de física. Busca-se neste estudo qualitativo analisar uma atividade desenvolvida em uma aula de física ministrada no primeiro ano do Ensino Médio da rede Estadual de Ensino. Nesta aula foi utilizado como recurso um texto de divulgação científica que relaciona conceitos físicos e outras áreas da ciência com diversas modalidades de esportes. A partir da leitura do texto os alunos realizaram uma produção escrita, buscando relacionar os conceitos físicos estudados em aulas anteriores (Movimento e Leis de Newton) com apenas uma modalidade esportiva. Para análise da produção escrita dos alunos é usado como referencial teórico a Análise de Discurso Francesa, difundida no Brasil pelos trabalhos de Eni Orlandi. A leitura é usada como um meio de contextualizar e ampliar a visão dos alunos sobre os conceitos até então estudados e a produção escrita como meio deconstruir relações, expressar e sistematizar conhecimentos a respeito dos conceitos físicos trabalhados em sala de aula, buscando-se para isso analisar em seus discursos indícios de repetições empíricas, formais e históricas
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.