REALIDADE AUMENTADA COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO E APRENDIZADO DE ESCALAS PLANETÁRIAS E ESTELARES
Augmented Reality as a teaching resource for education and learning of planetary and stellar scales
Resumo
Atualmente os recursos tecnológicos são cada vez mais utilizados no ambiente educacional com a finalidade de promover interesse, facilidade de compreensão e proporcionar aprendizagem dos discentes. A Realidade Aumentada, como uma ferramenta de visualização de conceitos e imagens, pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem pelo fato de projetar determinadas ideias que comumente são compreendidas através da imaginação dos estudantes. Desta forma, este trabalho propõe a aplicação de um software educacional, denominado “SkyConquest”(desenvolvido especialmente para esta pesquisa) que possibilita comparações dentre as características planetárias e estelares utilizando a tecnologia da Realidade Aumentada. Os dados para a análise da pesquisa foram coletados por meio de duas entrevistas semiestruturadas (inicial e final) com três estudantes e, também, da observação da utilização do SkyConquestcom nove estudantes, todos do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados demonstram que a utilização da ferramenta da Realidade Aumentada, como auxílio didático, possui potencial de agregar interesse e entusiasmo dos estudantes, possibilitando a verificação de conceitos que muitas vezes permaneciam no imaginativo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.