EXPLORANDO APRENDIZAGENS DE ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE ASTRONOMIA COM O AUXÍLIO DE UM PLANETÁRIO MÓVEL

Exploring primary school children's learning about Astronomy with a mobile planetarium

  • Alessandro Damásio Trani Gomes
  • Fernando Otávio Coelho
Palavras-chave: Astronomia, Planetário, Ensino Fundamental, Educação não formal

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental de uma escola estadual de Minas Gerais decorrentes de sessões de cúpula realizadas com um planetário móvel. A pesquisa foi fundamentada teórica e metodologicamente pelos trabalhos de Knud Illeris sobre aprendizagem humana e pelo Modelo Contextual de Aprendizagem de Falk e Storksdieck.Por meio de desenhos, as concepções dos participantes sobre o que existe no espaço foram identificadas antes e após a sessão com o planetário, permitindo estabelecer comparações qualitativas entre os desenhos de cada um dos participantes. Os resultados sugerem que a sessão de cúpula contribuiu para a aprendizagem dos participantes, que, no geral, desenvolveram concepções mais sofisticadas sobre os astros celestes. Também são discutidas a simplicações educacionais e novas possibilidades de pesquisa na área.

Publicado
2020-09-29