EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM DA ASTRONOMIA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Practical experiments in the classroom: an astronomy approach to physics teaching

  • Marcos Vinícius Pereira Cardoso
  • José Francisco da Silva Costa
Palavras-chave: Física, educação, ensino, astronomia

Resumo

Ao desenvolver o tema “Experiências práticas em sala de aula: uma abordagem da Astronomia para o ensino de Física”, o presente trabalho tem a ideia de que as metodologias desenvolvidas em sala de aula, quando relacionadas com atividades práticas, fazem aguçar a curiosidade e o interesse dos alunos, principalmente em Física. O trabalho procura oferecer subsídios práticos para o desenvolvimento do ensino de Física, que venha contribuir como a compreensão dos conceitos estudados nesta disciplina, a partir do contextodos alunos. Para alcançar essa proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica dos principais autores que abordam a questão do ensino de Física e sua repercussão na vida do aluno, obtendo assim uma visão de como eles veem a Física em sala de aula. Todasas práticas desenvolvidas são de simples procedimentos e a os materiais utilizados são de fácil aquisição. Desse modo, é oferecido nesse manuscrito algumas experiências práticas que podem ser realizadas em sala de aula para uma melhor efetivação do processo de ensino-aprendizagem.

Publicado
2020-09-29