PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DE UMA UNIVERSIDADE DO SEMIÁRIDO NORDESTINO

Perception of Undergraduate Students of the Biological Sciences Course of a University of the Northeastern Semi-arid

  • José Luiz Barbalho de Mendonça Ciências Biológicas, FANAT – Campus Central – Mossoró
  • Valdir Alves de Mendonça SEEC – Secretária de Educação e Cultura
  • Maisa Clari Barbalho de Mendonça Ciências Biológicas, FANAT – Campus Central
  • Francisco Fábio Mesquita Oliveira Departamento de Biologia - UERN
Palavras-chave: prática pedagógica, didática, formação docente

Resumo

A formação docente mostra-se em alguns aspectos ineficaz quando os alunos de graduação são avaliados quanto aos aspectos didático-pedagógicos. O objetivo do trabalho foi verificar como alunos ingressantes e alunos concluintes respondem a práticas básicas de laboratório. De acordo com a experiência entre alunos de Licenciatura e Bacharelado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte, verificou-se que conhecimentos básicos referentes a
esse conteúdo são pífios. Através de questionários submetidos a alunos da graduação, verificou-se que os mesmos possuem conhecimentos, mas estes não estão condensados de uma forma sistemática, sendo necessária possivelmente uma reformulação da grade curricular, com a inserção de um componente curricular obrigatório que possa dar mais ênfase a esta parte prática do curso, de forma que possa auxiliar e aprofundar mecanismos de articulação e/ou dissociação entre teoria e prática, o que poderá contribuir para a construção de um currículo mais coerente com a realidade da sala de aula da educação básica.

Publicado
2019-04-03