A EXPERIÊNCIA DE ENSINAR E APRENDER NO PIBID: O ENSINO DE CIÊNCIAS E DA BIOLOGIA
A Teaching Experience and Learn in Pibid: The Science Education and Biology
Resumo
O Programa de Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) vem demonstrando ser um importante programa de formação continuada para licenciandos. Nesse contexto, realizamos uma pesquisa que teve como objetivo identificar a contribuição do subprojeto “Vivenciando a Experimentação em Ciências e Biologia”, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) para o processo formativo dos estudantes participantes. Para a coleta dos dados, utilizamos como instrumento os questionários que foram respondidos por 12 bolsistas em dois momentos: o primeiro, em setembro de 2012, quando se iniciou o subprojeto, com questões dos eixos sobre “perfil” e a “formação”; e o segundo, em fevereiro de 2014, final do subprojeto, com os eixos sobre as “experiências vividas” e a “avaliação do PIBID”. Analisando os resultados verificamos que o este subprojeto contribuiu para a formação dos bolsistas participantes, proporcionando a vivências sobre a profissão docente. Constatamos que esse programa também colaborou para melhorar a dinâmica das escolas vinculadas, motivando novas posturas dos professores em exercício, que passaram a desenvolver outras metodologias de ensino, tornando o processo de ensino-aprendizagem dos alunos mais significativos. Recomendamos que novas pesquisas sejam realizadas com enfoque nas contribuições do PIBID para formação continuada e para aprendizagem dos alunos da Educação Básica; e, também sobre a influência da formação proposta pelo PIBID nas discussões curriculares para os cursos de licenciatura.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.