UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MOTIVACIONAL DE MÉTODOS ATIVOS EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
A comparison between team-based learning and peer-instruction and evaluation of the motivational potential of active methods in middle school physics
Resumo
Neste trabalho expomos os resultados de uma pesquisa desenvolvida em três turmas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte –Campus Mossoró. A pesquisa objetivava comparar a eficiência de dois métodos ativos bastante difundidos e, por fim, avaliar o potencial motivador dessas metodologias. Em duas das turmas, o professor atuou com a metodologia Team-Based Learning. Na outra, aplicou a metodologia Peer-Instruction. Antes de desenvolver a proposta em sala de aula, o professor aplicou um pré-teste nas três turmas, onde evidenciou que as três estavam em níveis equivalentes com relação ao conteúdo que seria trabalhado (Energia e sua Conservação). Procedeu-se então com o desenvolvimento do trabalho nas salas de aula, durante duas semanas e, posteriormente, aplicou-se um pós-teste. Os resultados evidenciam que, em ambas as turmas, o ganho de Hake foi abaixo do reportado para ambas as metodologias na literatura. Mas em uma comparação interna, a metodologia Peer-Instruction gerou um melhor resultado. Quanto à motivação, nota-se a partir dos dados obtidos com a Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física, que a qualidade motivacional dos discentes tende a se tornar mais interna e autônoma quando submetidos à métodos ativos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.