UMA COMPARAÇÃO ENTRE TEAM-BASED LEARNING E PEER-INSTRUCTION E AVALIAÇÃO DO POTENCIAL MOTIVACIONAL DE MÉTODOS ATIVOS EM TURMAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO

A comparison between team-based learning and peer-instruction and evaluation of the motivational potential of active methods in middle school physics

  • Marcelo Nunes Coelho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
Palavras-chave: Metodologias ativas, Team-based learning, Peer-instruction, Motivação

Resumo

Neste trabalho expomos os resultados de uma pesquisa desenvolvida em três turmas do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Rio Grande do Norte –Campus Mossoró. A pesquisa objetivava comparar a eficiência de dois métodos ativos bastante difundidos e, por fim, avaliar o potencial motivador dessas metodologias. Em duas das turmas, o professor atuou com a metodologia Team-Based Learning. Na outra, aplicou a metodologia Peer-Instruction. Antes de desenvolver a proposta em sala de aula, o professor aplicou um pré-teste nas três turmas, onde evidenciou que as três estavam em níveis equivalentes com relação ao conteúdo que seria trabalhado (Energia e sua Conservação). Procedeu-se então com o desenvolvimento do trabalho nas salas de aula, durante duas semanas e, posteriormente, aplicou-se um pós-teste. Os resultados evidenciam que, em ambas as turmas, o ganho de Hake foi abaixo do reportado para ambas as metodologias na literatura. Mas em uma comparação interna, a metodologia Peer-Instruction gerou um melhor resultado. Quanto à motivação, nota-se a partir dos dados obtidos com a Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física, que a qualidade motivacional dos discentes tende a se tornar mais interna e autônoma quando submetidos à métodos ativos.

Publicado
2018-08-03