CONTRIBUIÇÕES DE UMA ESTRATÉGIA DE TRATAMENTO DE ERROS PARA A APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
Contributions of an error treatment strategy for the learning of students of physics of middle school
Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma estratégia de tratamento de erros para a aprendizagem de estudantes de Física do ensino médio. Ela foi implementada no horário reservado para recuperação de estudos das turmas primeiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina. A estratégia foi composta por quatro passos e utilizamos como instrumentos de coleta de dados gravação de áudio e vídeo dos encontros, além de entrevista realizada ao final das implementações. As contribuições dessa estratégia para a aprendizagem de Física foram evidenciadas pelos estudantes nas entrevistas, na qual destacamos sua contribuição para a conscientização e superação do erro cometido, redução do sentimento negativo e culposo sobre ele e melhoria no desempenho de Física devido à estratégia.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.