O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

he study of dual light behavior with mediation of cooperative learning: a qualitative analysis of the photoelectric effect

  • Francisco Ivanildo de Sousa
  • Ana Raquel Pereira de Ataíde
Palavras-chave: Efeito Fotoelétrico, Aprendizagem Cooperativa, Ensino de Física, Sequência Didática

Resumo

Considerando a necessidade de novas abordagens metodológicas para o ensino de Física com vistas à formação integral do estudante, descrevemos neste artigo os resultados da aplicação de uma sequência didática aportada nos pressupostos teórico-metodológicos da aprendizagem cooperativa, para estudantes da terceira série do ensino médio de uma escola pública do estado do Ceará. Esta metodologia de estudo em pequenos grupos tem se apresentado como recurso promissor para a melhoria do ensino e da aprendizagem na disciplina de Física ao promover a interação entre os pares, a resolução de conflitos, a redução da competividade, a criação de espaços de discussão e o confronto saudável de ideias imprescindíveis para a construção do conhecimento. O objetivo da sequência didática é auxiliar os estudantes na construção qualitativa dos conceitos relacionados à dualidade onda-partícula e ao efeito fotoelétrico. Para tanto, três atividades cooperativas foram propostas sobre a temática e sua aplicação foi viabilizada a partir da utilização dos métodos cooperativos Jigsaw, Think-Pair-Share e Cabeças Numeradas. Os resultados obtidos indicam que as estratégias cooperativas utilizadas favoreceram a construção conceitual esperada.

Publicado
2020-10-15