PARÓDIAS CONCEITUAIS E UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO ONDULATÓRIO

Conceptual Parodies and a Potentially Significant Teaching Unit as Didactic Resources for the Ondulatory Movement Study

  • Francisca Daniela de Jesus Silva
  • Francisco Augusto Silva Nobre
Palavras-chave: UEPS;, Paródias Conceituais, Movimento Ondulatório

Resumo

Na expectativa de contribuir para a melhoria do ensino de Física, procurou-se no presente trabalho construir,desenvolver e avaliar uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), usando Paródias Conceituais como ferramenta pedagógica para o estudo do movimento ondulatório na educação básica. Tivemos como propósito investigar indícios de aprendizagem significativa, bem como, identificar vantagens e limitações do uso das paródias no ensino de Física. A pesquisa insere-se no contexto da abordagem qualitativa e a coleta de dados aconteceu mediante observação e registro dos fatos em diário de campo, além daaplicação de questionários e análise das paródias conceituais produzidas pelos alunos. A intervenção revelou que a proposta da sequência didática se configurou como uma UEPS capaz de aproximar os discentes do conhecimento científico, revelando indícios deaprendizagem significativa, estimulando a socialização de significados e estudo do conteúdo.

Publicado
2020-10-15