REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO: UMA PROPOSTA DE ADORDAGEM EM SALA DE AULA

Oxi-Reduction Reactions: anApproach Proposal in Classroom

  • Sabrina Gabriela Klein
  • Mara Elisa Fortes Braibante
  • Hugo Tubal Schmitz Braibante
Palavras-chave: reações redox, poluição do solo e da água, ensino e aprendizagem

Resumo

O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação educacional no ensino de Química voltada para o estudo do conteúdo de reações de oxi-redução. A pesquisa investigou como a temática poluição pode contribuir para a construção do conhecimento de reações redox, e nesse artigo, apresenta-seuma proposta de abordagem para o conteúdo,bem como,os resultados encontrados por meio de uma intervenção em sala de aula com estudantes do ensino médio. Para isso, apresentamos umabreverevisão teórica sobreas reações redox bem como estudos que apontam as principais dificuldades de ensino e aprendizagem. As intervenções em sala de aula foram organizadas através do tema poluição que foi trabalhado sobre dois enfoques: poluição do solo e poluição da água. Os resultados demonstram que a forma proposta foi, de maneira geral, eficaz para uma evolução conceitual, amenizando as dificuldades encontradas no ensino desse conteúdo.

Publicado
2020-10-15