REAÇÕES DE OXI-REDUÇÃO: UMA PROPOSTA DE ADORDAGEM EM SALA DE AULA
Oxi-Reduction Reactions: anApproach Proposal in Classroom
Resumo
O presente trabalho apresenta os resultados de uma investigação educacional no ensino de Química voltada para o estudo do conteúdo de reações de oxi-redução. A pesquisa investigou como a temática poluição pode contribuir para a construção do conhecimento de reações redox, e nesse artigo, apresenta-seuma proposta de abordagem para o conteúdo,bem como,os resultados encontrados por meio de uma intervenção em sala de aula com estudantes do ensino médio. Para isso, apresentamos umabreverevisão teórica sobreas reações redox bem como estudos que apontam as principais dificuldades de ensino e aprendizagem. As intervenções em sala de aula foram organizadas através do tema poluição que foi trabalhado sobre dois enfoques: poluição do solo e poluição da água. Os resultados demonstram que a forma proposta foi, de maneira geral, eficaz para uma evolução conceitual, amenizando as dificuldades encontradas no ensino desse conteúdo.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.