PERCEPÇÕES SOBRE IMPLICAÇÕES DA HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA EM AULAS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

Perceptions of Science of History and Philosophy Implications lessons of a Chemistry Degree Course

  • Quédina Pieper
  • Fábio André Sangiogo
Palavras-chave: História e Filosofia da Ciência;, ormação de professores, epistemologia e ensino, análise microgenética

Resumo

Este estudo tem origem no componente curricular História, Filosofia e Epistemologia da Ciência do Curso de Licenciatura em Química, da Universidade Federal de Pelotas, e tem como objetivo identificar concepções de licenciandos sobre as implicações da História e Filosofia da Ciência no ensino de Química em aulas da graduação em Química. A metodologia da pesquisa envolveu o planejamento das aulas, o registro em diário de bordo e gravação em áudio, a transcrição das falas dos sujeitos, bem como a realização de questionários e entrevistas semi estruturadas. Os materiais empíricos foram analisados com base na análise microgenética. A pesquisa contribui para uma reflexão sobre ocomponente curricularepropicia melhorias à formação inicial de professores de Química,tanto quanto possibilitapercepções sobreimplicações da história e da filosofia da Ciência em concepções e práticas voltadas ao ensino de Ciências/Química.

Publicado
2020-10-15