UMA EXPERIÊNCIA DE INSERÇÃO DO TEATRO CIENTÍFICO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

An insertion experience of the scientific theater in the context of basic education

  • Luciana Rodrigues Leite
  • Liliane Vieira Pereira
  • Francisco Jeovane do Nascimento
  • Maria Socorro Lucena Lima
Palavras-chave: Teatro Científico., Educação básica, Motivação, Ensino de Química

Resumo

Este trabalho teve por objetivo analisar as implicações da utilização do Teatro Científico em aulas de Química doensino médio. Neste intento, a peça teatral intitulada “Polaca Arretada: dois Nobéis em dois atos”foi protagonizada por sete estudantes de uma escola de ensino médio cearense e apresentada a 282 alunos espectadores da mesma escola. Foram aplicados questionários para a coleta de dados, no intuito de identificar as impressões de cada um desses grupos de alunos acerca da experiência vivenciada. Percebeu-se que a atividade teatral teve impacto maior no grupo de alunos atores, pois ocorreu a interação entre os discentes e entre os discentes e o aprendizado, além de favorecer àalfabetização científica, despertar o entusiasmo e a curiosidade pela história da ciência, eainda oportunizar de se encaixarem em uma atividade na qual se identificavam. Os alunos espectadores, embora não tenham tido um contato direto e profundo com o teatro, apresentaram motivação para o estudo, mediante uma nova forma de aprender, além da ampliação de conhecimentos. Atores e espectadores, de um modo geral, apresentaram uma visão positiva em relação ao Teatro Científico. Constatou-se, ainda, que quanto maior o grau de envolvimento dos discentes nesse tipo de atividade, maiores as contribuições para a aprendizagem e motivação no estudo da Química. Esses resultados ratificam que o Teatro Científico apresenta-se como uma estratégia profícua para a divulgação da ciência e motivação dos discentes em relação à aprendizagem dos conhecimentos científicos.

Publicado
2020-10-15