USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA ENSINAR CIÊNCIAS/QUÍMICA POR MEIO DOS SUPERPODERES DOS HERÓIS
The use of comic books to teaching science/chemistry through the superpowers of the heroes
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar resultados acerca de uma aula desenvolvida por uma licencianda em formação inicial durante a disciplina Saberes do Docente em Química, de uma Universidade Federal. A referida aula teve como foco a utilização de História em Quadrinho (HQ) daMARVEL Comicse da DC Comicscomo recurso didático-pedagógico para o desenvolvimento de conceitos químicos, e consistiu em três etapas: na primeira etapa fizemos a exposição/explicação de conceitos (átomos, ligações químicas, forças intermoleculares, estados físicos da matéria e tabela periódica) usando como fonte inspiradora os personagens das histórias em quadrinhos; já na segunda etapa, realizamos uma atividade escrita em que foram escolhidos dois personagens, Homem-Aranha e Homem de Gelo, para que participantes pudessem relacionar os conceitos científicos, discutidos anteriormente, com os superpoderes dos personagens, e por fim, aterceira etapa que foi um feedbacka respeito do desenvolvimento da aula sob o ponto de vista do futuro professor de química. Nessa perspectiva objetivo deste relato é apresentar uma nova forma de usar o recurso didático HQ como uma ferramenta para introduzir conceitos químicos/ciências e, em igual medida, promover a aprendizagem dos mesmos. Assim, esperamos que nossa proposta de uso da HQ de forma diferente daquelas que encontramos na literatura possa auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem dos conceitos de forma mais significativa para os estudantes.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.