O USO DE ATIVIDADES INVESTIGATIVAS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

The use of investigative activities as strategy in teaching methodology of microbiology: an experience report to students of secondary education

  • Lídia Cabral Moreira
  • Girlene Santos de Souza
Palavras-chave: ensino por investigação, problematização, ensino de microbiologia

Resumo

O ensino de Ciências no Brasil desde sua institucionalização no século XIX tem sido o centro de muitos debates no âmbito acadêmico, e se constituído o objeto de estudo de muitos pesquisadores da área, que tem se dedicado a estudar formas de superar o ensino unicamente tradicional, pautado na passividade dos estudantes e que ainda é a única ferramenta metodológica usada pelos professores em muitas realidades escolares. Nesse sentido, tem sido estudada metodologias de ensino específicas e diferenciadas para essa área do saber que favoreçam o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem. Uma delas é o método de investigação a partir da problematização dos conteúdos, que constitui escopo deste estudo. O objetivo deste trabalho foi investigar as contribuições de uma intervenção apoiada em atividades investigativas para construção de conhecimentos científicos sobre microbiologia e desenvolvimento da autonomia por estudantes do Ensino Médio. Os resultados obtidos inferem sobre a eficácia do método de ensino por meio de atividades de investigação e problematização, pois estimulou o interesse dos estudantes pelo estudo da matéria, a busca por respostas e a autonomia na construção de conhecimentos. Além disso, a abordagem contextualizada com a realidade dos alunos forneceu indícios de que houve aprendizagem sobre os assuntos abordados.

Publicado
2020-10-16