DIÁRIOS VIRTUAIS COLETIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA: UMA PESQUISA ACERCA DAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS

Collective virtual diaries in the training of Chemistry teachers:a survey on experimental activities

  • Juliana Cardoso Coelho
  • Danilo Oliveira do Nascimento de Andrade
  • Lisiane Regina Kappes
  • Renato da Silva Custodio
  • Santiago Francisco Yunes
  • Fábio Peres Gonçalves
Palavras-chave: formação de professores, experimentação, PIBID

Resumo

Neste trabalho se investiga, a partir da análise de diários virtuais coletivos, o que fundamenta a seleção/planejamento de atividades experimentais de química, por parte de integrantes de um programa de iniciação à docência de um curso de Licenciatura em Química, e suas compreensões acerca desses fundamentos. Os sujeitos da pesquisa foram quatro licenciandos, uma professora da educação básica e dois professores da educação superior, todos da área de química. Parte deles também se constituiu como pesquisadores e autores deste trabalho, em sintonia com a perspectiva da pesquisa como um princípio educativo. Os diários virtuais coletivos foram submetidos aos procedimentos da Análise Textual Discursiva. Entre os resultados se destaca, por exemplo, a interlocução com os pares como algo que fundamenta o processo de seleção/planejamento de atividades experimentais.

Publicado
2020-10-19