O RACIOCÍNIO LÓGICO DEDUTIVO EM ATIVIDADES DE GEOMETRIA: UMA INVESTIGAÇÃO COM ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO
The logical reasoning in geometry activities: a research with students from Elementary Education
Resumo
Considera-se o desenvolvimento de abordagens pedagógicas com o objetivo de identificar raciocínios silogísticos na obtenção de conclusões e na detecção de falácias ou incoerências, com três grupos de estudantes – com a Educação Infantil, com os anos finais do Ensino Fundamental e com o Ensino Médio. O contexto educacional pesquisado foi o ensino da Geometria, considerando as habilidades de discriminação visual, memória visual e a decomposição de campo. A investigação seguiu a perspectiva qualitativa por meio de observação participante, norteada pela questão: o que se mostra sobre o raciocínio dedutivo no estudo da Geometria? Os resultados evidenciam a ocorrência de regras de inferência lógica, o desenvolvimento de argumentações baseadas em afirmação (Modus Ponens), negação (Modus Tollens) e transitividade (Silogismo Hipotético).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.