DISCUSSÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS FUNDAMENTADA EM LEITE ADULTERADO

Discussion of Chemical Concepts Based on Adulterated Milk

  • Ana Flávia Rezende Fonseca Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Divinópolis
  • Fernando César Silva Universidade Federal de Minas Gerais – Faculdade de Educação
Palavras-chave: Educação em Química, Ensino Médio, Contextualização

Resumo

O aprendizado do conteúdo químico torna-se mais significativo quando relacionado às vivências dos estudantes. Apresentamos neste artigo uma sequência didática para aulas de Química no Ensino Médio, abordando o processo de adulteração do leite para discussão dos conceitos de indicadores ácido e base e pH. O objetivo é promover aulas que relacionem o conteúdo químico ao contexto dos estudantes, que estão inseridos em uma comunidade sustentada, principalmente, pela venda do leite. A produção de dados se deu por meio de atividades escritas, visando analisar a concepção dos estudantes sobre o assunto, antes e depois da aula experimental. Os resultados demonstraram que, mesmo com dificuldades em conceituar alguns termos, os estudantes participaram mais ativamente das aulas, relacionando os conceitos discutidos com a problemática da adulteração do leite.

Publicado
2018-08-03