PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO INTEGRADO DA MORFOLOGIA: CÉLULAS E TECIDO ÓSSEO

Didactic Approach In Integrated Teaching Of The Morphology: Cell And Bone Tissue

  • Regina Inês Kunz
  • Maria Raquel Marçal Natali
  • Ednéia Fátima Brambilla Torquato
  • Lucinéia de Fátima Chasko Ribeiro
  • Lourdes Aparecida Della Justina
  • Rose Meire Costa Brancalhão
Palavras-chave: Ensino de ciências, modelos didáticos, integração conceitual, educação básica

Resumo

O modelo de ensino transmissão-recepção, associado a uma metodologia fragmentada e baseada quase exclusivamente em livros didáticos, contribui para os índices insatisfatórios encontrados no aprendizado de ciências. A abordagem de conceitos de célula, tecidos e suas relações orgânicas no ensino de ciências, frequentemente se apresentam de difícil compreensão pelos alunos, por exigirem uma relação entre esses conceitos. Esse fato torna-se mais marcante no ensino de células e tecido ósseo, já que muitos alunos associam o osso e o esqueleto como um todo a uma estrutura inerte e sem vida. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de modelos didáticos, baseados em uma metodologia centrada no aluno. Os modelos apresentam conteúdos relevantes de acordo com a realidade do aluno, integrando conhecimentos celulares e teciduais do osso. Exploram atividades que envolvem o uso dos sentidos e do movimento, estimulando processos cognitivos de formação de memória. Na avaliação efetuada por professores da educação básica foram destacados ainda outros pontos positivos dos modelos, como reprodutividade, baixo custo e a aplicabilidade em sala de aula, indicando seu uso no ensino de ciências.

Publicado
2020-10-20