EXPERIMENTOS INVESTIGATIVOS A PARTIR DA TEMÁTICA REFRIGERANTE NO ENSINO DE CIÊNCIAS
Investigative experiments with the theme soft drink in science teaching
Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a execução de experimentos investigativos, a partir da temática refrigerante, junto aos alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular do interior do Estado de São Paulo. Foram desenvolvidos três experimentos: um com a garrafa de refrigerante tipo Cola fechada, outro com a garrafa aberta e adição de sólidos ao refrigerante e, por fim, com a adição de um comprimido efervescente em água, visando diferenciar a ocorrência de uma reação química e de misturas. Destacamos o grande interesse dos alunos tanto na realização dos experimentos como na busca de explicações científicas para as hipóteses e aos fatos observados. Dessa forma, os experimentos investigativos favoreceram a aprendizagem dos conceitos pelos alunos, já que proporcionaram oportunidade de reconstruir suas ideias e incorporar outras.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.