"SAÚDE E CIDADANIA: OS SENTIDOS DO CORPO": ANÁLISE DE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

"Health and Citizenship: the Body Senses": Analysis of an Educational Activity Mediated by Information and Communication Technologies

  • Camila Bezerra de Araujo
  • Rafaela Ferreirados Santos
  • Taís Rabetti Giannella
Palavras-chave: Educação em saúde, Corpo humano, TDIC

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a realização da atividade educativa mediada por TDIC “Saúde e Cidadania: Os Sentidos do Corpo” que teve como foco suscitar a construção de uma visão ampliada de saúde por alunos do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro. A atividade, realizada durante o dia Mundial da Saúde, utilizou os órgãos dos cinco sentidos como ponto de partida para discutir aspectos relacionados à saúde e cidadania na escola e explorou o potencial multimediático das TDIC para que os alunos construíssem materiais em diferentes formatos. Com base na análise temática de conteúdo de Bardin, a análise da implementação da atividade centrou-se em dois conjuntos de materiais (1) registros de campo realizados pelos três pesquisadores responsáveis e (2) produtos desenvolvidos pelos 52 alunos participantes: depoimentos em áudio, painel de fotografias e mensagens escritas. Como principais resultados, destacam-se as potencialidades da atividade para a aprendizagem ativa e colaborativa e para a articulação das diferentes dimensões que mediam a construção de uma visão ampliada de saúde: biológicas, socioculturais e afetivas. Acredita-se que estes resultados possam contribuir para o desenvolvimento de atividades de educação em saúde pautadas em uma perspectiva de formação para a cidadania.

Publicado
2020-10-20