INVESTIGAÇÃO COMO PRINCÍPIO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS
Research as a Principle in the Formation of Science Teachers in the Early School Years
Resumo
Este relato se insere numa perspectiva de formação continuada de professores na área de ensino de ciências, e é resultado de estudos realizados junto a um grupo de docentes dos anos iniciais. Os objetivos do estudo foram avaliar em que medida a investigação, como princípio de aprendizagem, pode ser aplicada à alfabetização científica de crianças de anos iniciais e, conjuntamente, identificar indicações de como pode tornar-se instrumento pedagógico na formação de professores. Para tanto, foram analisadas postagens, em ambiente virtual de aprendizagem, de professores que cursavam uma disciplina de ciências, em uma licenciatura em Pedagogia, em uma universidade de Porto Alegre. No espaço virtual investigado os participantes apresentaram relatórios de atividades nas quais as crianças realizaram estudos referentes aos fenômenos físicos de luz e sombra. Esses relatórios, juntamente com as avaliações de final de semestre, compuseram o corpus do material de estudo. Sobre as manifestações dos professores foi aplicado o método de Análise Textual Discursiva, considerando as seguintes categorias a priori: a) percepções de processos investigativos nas crianças; b) problematização da própria prática; c) novos aprendizados sobre ciências. A investigação como princípio formativo mostrou-se apropriada na qualificação da prática de ensino de ciências e na promoção da alfabetização científica de professores e alunos.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.