O ENSINO DE E SOBRE CIÊNCIA POR MEIO DA SÉRIE DE FICÇÃO CIENTÍFICA JORNADA NAS ESTRELAS

The teaching and on science in fiction series media scientific Star Trek

  • Alessandra de Souza Teixeira
  • Kélen da Silva Xavier
  • Felipe Damasio
Palavras-chave: Natureza da Ciência, Jornada nas Estrelas, Ensino de Ciências, Aprendizagem Significativa, Ficção Científica

Resumo

O trabalho relata um estudo que ocorre por meio do projeto Frota Estelar de Araranguá, vinculado ao Clube de Astronomia de Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina. Neste projeto, é apresentada uma abordagem que utiliza ficção científica no ensino de ciências na Educação Básica, a qual é analisada a série televisiva Jornada nas Estrelas. A metodologia consiste em seis etapas: (i) planejamento e elaboração do material potencialmente significativo; (ii) apresentação e discussão de episódios de Jornada nas Estrelas; (iii) discussão de conceitos de ciência e sobre natureza da ciência por meio de aulas expositivas dialogadas; (iv) exploração de textos escritos especialmente para o projeto que abordam natureza da ciência e conceitos científicos; (v) construção e exploração de uma página educativa na rede mundial de computadores para reunir materiais potencialmente significativos para alunos e professores; e (vi) avaliação do projeto. O estudo é desenvolvido desde 2014 e os indicativos são de que a metodologia pode despertar a predisposição em aprender e que o material pode ser entendido como potencialmente significativo, as duas condições que Ausubel preconiza para que haja aprendizagem significativa.

Publicado
2020-10-22