ROBÓTICA NAS AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA EDUCACIONAL E DE BAIXO CUSTO

Educational robotics classes in high school mathematics: one educational propose and low cost

  • Carlos Roberto da Silveira Júnior
  • Jeovane Dias Coelho
  • Lays Sthefanne Santos
Palavras-chave: robótica educacional, matemática, interdisciplinaridade

Resumo

Várias ferramentas tecnológicas estão disponíveis para as escolas adaptarem-se ao mundo moderno e incorporarem novos métodos de ensino que possam melhorar o processo de ensino aprendizagem e a prática da interdisciplinaridade. Uma das ferramentas que vem apresentando destaque é a robótica educacional que desperta o interesse dos alunos, uma vez que eles mesmos podem definir a estrutura física e o programa lógico do robô para competir com seus colegas em diferentes tipos de atividades. Este artigo tem como objetivo estudar, desenvolver e aplicar a robótica educacional nas aulas de matemática do ensino médio, para tanto utiliza um robô de baixo custo, baseado na arquitetura do Arduino, de hardware e software abertos, e um modelo de tutorial de robótica educacional baseado nos métodos de trabalho independente e ambiente de aprendizagem na matemática. Os resultados demonstram a relevância da robótica como ferramenta educacional.

Publicado
2020-10-23