MAPAS CONCEITUAIS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS SOBRE ENERGIA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
Concept maps as an evaluation tool of concepts construction of energy with high school students
Resumo
O estudo revela resultados de uma pesquisa de observação participante no ensino de Física tendo como ênfase o uso de mapas conceituais como um recurso que referenciou o processo de avaliação da aprendizagem em uma escola pública estadual na cidade de Juazeiro do Norte/CE. Escolhemos a abordagem da pesquisa qualitativa utilizando como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista e o diário de campo. A pesquisa buscou entender as seguintes questões: Como inserir o uso de mapas conceituais no ensino e aprendizagem de conteúdos de Física? O uso de mapas conceituais pode servir como instrumento de avaliação para o professor? As análises e interpretações dos dados foram elaboradas à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa. Foi possível evidenciar que as enunciações dos estudantes externalizadas com a construção e apresentação de mapas conceituais são subjetivas e incorporadas em sua estrutura cognitiva, emergindo e persistindo em uma linguagem de senso comum que relutantemente prevalece em detrimento ao contexto da linguagem científica. A Construção de Mapas Conceituais constituiu em uma metodologia de auxílio ao planejamento didático do professor e de apoio a realização do processo complexo da avaliação escolar. Valorizou-se os conhecimentos prévios e compreendeu-se que os educandos atribuiem significados idiossincráticos ao conhecimento científico.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.