O EDUCAR PELA PESQUISA COMO ALTERNATIVA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
The Education through Research as a pedagogical alternative for science teaching on Youth and Adults Education
Resumo
Neste artigo são apresentados e discutidos os resultados de um estudo desenvolvido com a finalidade de investigar as contribuições do Educar pela Pesquisa para a reconstrução do conhecimento dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. As situações de ensino propostas foram planejadas considerando a pesquisa como princípio educativo e seus momentos de questionamento, construção de argumentos e comunicação. Nesse processo, partiu-se de uma situação-problema envolvendo uma zoonose como elemento desencadeador. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionários – inicial e final –, gravações em áudio, diário de campo da pesquisadora, além das produções dos alunos durante a sequência de aulas desenvolvidas. As informações obtidas foram submetidas à Análise Textual Discursiva. Os dados coletados fizeram emergir três categorias que evidenciaram as contribuições privilegiadas pela abordagem pedagógica. A primeira categoria, O despertar dos conteúdos atitudinais, apontou a necessidade de atenção à dimensão afetiva como pré-requisito aos processos de ensino e de aprendizagem, em especial na Educação de Jovens e Adultos. A segunda, denominada A complexificação dos conteúdos conceituais, analisou a evolução dos conceitos ao longo da sequência de aulas planejadas, quando se percebeu a incorporação de novas informações às ideias prévias dos alunos, levando-os a compreensões mais amplas sobre o tema enfocado. A qualificação dos conteúdos procedimentais constituiu a terceira e última categoria advinda da análise realizada, e nela identificaram-se habilidades desenvolvidas durante os encontros propostos, das mais básicas às mais estruturadas, dentre as quais se destacaram a de comunicar-se (questionar e argumentar), pesquisar, produzir material educativo e sistematizar informações.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.