UMA PRÁTICA EXPERIMENTAL ALTERNATIVA PARA O ESTUDO QUANTITATIVO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NO ENSINO MÉDIO
An alternative experimental practice for the quantitative study of electromagnetic induction in middle school
Resumo
Neste trabalho é proposto uma prática experimental, onde associa-se um experimento de indução eletromagnética a materiais alternativos, disponíveis na escola e/ou de fácil aquisição, tais como uma caixa de som, um solenoide caseiro e um computador com o programa Audacity instalado para gerar sinais e posteriormente fazer a aquisição dos dados (tensão e frequência) fornecidos no experimento. Para analisar a viabilidade e a precisão deste experimento usou-se também um osciloscópio para coletar os mesmos dados de tensão e frequência, tanto da bobina de prova quanto do solenoide. Os resultados obtidos na leitura de tensão e frequência pelo programa e o osciloscópio tiveram pequenas divergências, confirmando que o aparato utilizado pode substituir instrumentos de medição cujos custos são mais elevados. Assim, a prática experimental proposta mostrou-se viável e uma solução eficiente para um problema muito recorrente no ensino de Física na Educação Básica.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.