LEITURA E MEDIAÇÃO EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO SOBRE O EXPERIMENTO DE RUTHERFORD
Reading and Mediation in High School Physics Classes: A Study On the Experiment of Rutherford
Resumo
Buscamos neste estudo, analisar o posicionamento de alunos do Ensino Médio após a leitura de um texto e da mediação da pesquisadora-professora sobre o tema bomba atômica. Nossa perspectiva de leitura visava oferece espaço para que os alunos pudessem dialogar entre si, permitindo que os discursos produzidos apresentassem elementos de sua história de vida, indo além da simulação da leitura, em que os estudantes leem buscando pontos que lhes permitam responder um questionário que, geralmente, é aplicado concomitantemente. Nossa questão de estudo foi elaborada da seguinte forma: Como a leitura de um texto de Divulgação Científica sobre o modelo atômico de Rutherford, por estudantes do Ensino Médio, pode contribuir para que eles produzam sentidos sobre elementos relacionados com a bomba atômica? Na atividade analisada, os alunos leram um texto de divulgação científica. Acreditamos que o uso desse texto sobre o modelo atômico de Rutherford possibilitou que os alunos se envolvessem com o tema da bomba atômica e produzissem sentidos que lhes possibilitaram realizar uma ligação entre esses dois temas.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.