DIÁLOGOS ENTRE EVOLUÇÃO HUMANA E TEMPO GEOLÓGICO NA PERSPECTIVA CTSA: APLICAÇÃO DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA A PARTIR DO CONTEXTO DA CIDADE DE AIMORÉS

Dialogues between human evolution and geological time in a CTSA perspective: A Didactic Sequence applied from the Aymorés City (Brazil) context

  • Ágda da Silva Géra
  • Celcino Neves Moura
  • Vasty Veruska Rodrigues Ferraz
  • Manuella Villar Amado
Palavras-chave: Tempo Geológico, Ações antrópicas, Evolução Humana, Sequência Didática

Resumo

O tema Evolução Humana, como parte integrante do currículo de Ciências, pode adquirir um enfoque mais abrangente quando correlacionado ao estudo do tempo geológico. Esse binômio pode auferir uma nova roupagem se analisado da perspectiva CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente), agregando valor a este saber tão necessário ao desenvolvimento de uma cidadania verdadeiramente emancipadora para os educandos de um mundo globalizado. Temos alterado de forma rápida a configuração do planeta, fato que precisa ser discutido. Em face do aumento das predatórias ações antrópicas, este é o momento propício para se abordarem os conteúdos relacionados à evolução humana, articulados a temas de Geologia, em especial, o tempo geológico, de forma dialógica com princípios da sustentabilidade conforme os preceitos CTSA. Este trabalho discute a aplicação de uma Sequência Didática (SD) para alunos do ensino médio de escola pública da cidade de Aimorés, Minas Gerais, que objetivou dialogar aspectos pedagógicos da evolução humana no desenrolar do tempo geológico e as ameaças de ações antrópicas a um futuro sustentável no desenvolvimento humano da perspectiva do movimento CTSA. Ao final conseguimos construir um sentido crítico e propiciar atitudes de questionamento sistemático, de modo a compreender os fundamentos da ação humana na terra.

Publicado
2020-10-23