AS FEIRAS DE CONHECIMENTOS NO MUNICÍPIO DE CANTAGALO, PR: UM RELATO DE CASO
The Knowledge Fairs in Cantagalo, PR municipality: relate of case
Resumo
Feiras de ciências são uma oportunidade de explorar uma diversidade de atividades práticas, individualmente ou em grupos, de determinados temas, que podem envolver a problematização, a investigação ou a construção de um aparato experimental. Tendo em vista que a disciplina de Física conta com apenas duas horas-aula semanais nas escolas públicas do Estado do Paraná, e o pouco tempo para se trabalhar a experimentação, foi lançada a proposta aos estudantes para trazerem experimentos de Física realizados com material alternativo e de baixo custo para serem apresentados na sala de aula, ao professor e aos colegas, em 2010. O mesmo ocorreu em 2011, suscitando a ideia de se criar espaço e tempo para que as atividades fossem socializadas às demais turmas e possivelmente à comunidade escolar. Durante a reunião pedagógica, em 2012, a ideia foi lançada ao grupo de docentes das três escolas estaduais do município de Cantagalo, PR. O evento seria denominado Feira de Conhecimentos, tendo em vista a ideia de envolver todas as disciplinas curriculares. Sendo assim, o objetivo deste artigo é relatar a origem das Feiras de Conhecimento no Município de Cantagalo e investigar sua contribuição na formação dos estudantes, bem como detalhar a pesquisa de campo realizada na III edição da feira. Durante a III Feira de Conhecimentos foram aplicados questionários, entrevistas, testes de conhecimento e atribuição de notas aos trabalhos apresentados. Os resultados foram analisados utilizando uma abordagem interpretativa. Houve ampla participação de estudantes e professores orientadores, totalizando 77 trabalhos apresentados. Concluiu-se que a realização de feiras de conhecimento são uma opção promissora para uma maior integração do aluno no processo de ensino aprendizagem. Além disso, ameniza significativamente a falta de experimentação na disciplina de Física.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.