A RADIOATIVIDADE NO COTIDIANO: ATIVIDADE COM EDUCANDOS DO ENSINO MÉDIO

Radioactivity in Everyday: Activity with High School Education

  • Liderlânio de Almeida Araújo Uninabuco – Centro universitário Joaquim Nabuco
  • Maria Helena Paranhos Gazineu Universidade Católica de Pernambuco
  • Lúcia Fernanda C. da Costa Leite Universidade Católica de Pernambuco
  • Katia Aparecida da Silva Aquino Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Ensino de Química, Radioatividade, Prática Educacional

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar o conhecimento e promover a conscientização dos estudantes de uma escola localizada em Recife-PE, sobre o tema radioatividade e sua influência no cotidiano. O trabalho baseou-se na metodologia de projeto. Segundo Behrens (2006), essa metodologia é importante, por proporcionar aos educandos uma aprendizagem crítica e reflexiva. Houve atividades com vídeos e questionários, realização de palestras e visita ao museu de ciências. Foram realizadas pesquisas em livros e internet para avaliar os recursos de ensino utilizados em escolas sobre a questão nuclear e, a partir destas informações uma cartilha foi elaborada. Assim, atividades diferenciadas devem ser incentivadas para que os educandos aprendam a construir conhecimento com autonomia.

Publicado
2018-08-03