INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA SURDOS: SOBRE O CONCEITO DE SUBSTÂNCIA (SIMPLES E COMPOSTA)

Educational intervention in Science teaching to deaf: about the concept of substance (simple and compounds)

  • Aline Prado de Oliveira
  • Nislaine Caetano Silva Mendonça
  • Anna M. Canavarro Benite
Palavras-chave: Intervenção pedagógica, Ensino de ciências, Educação de surdos, Conceitos químicos

Resumo

Pensar a educação de alunos surdos tem demonstrado ser uma tarefa complexa, principalmente quando lidamos com conteúdos específicos, como é o caso da ciência/química, que dependem de uma gama de conceitos que interagem sinergicamente. Neste trabalho lançamo-nos no desafio de investigar o planejamento e desenvolvimento de intervenções pedagógicas (IPs) com materiais instrucionais adaptados privilegiando o referencial funcional da visão com o objetivo de ensinar alguns conceitos químicos. As IPs foram realizadas no Centro Especial Elysio Campos, escola inclusiva mantida pela Associação de Surdos de Goiânia, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, onde todos os alunos eram surdos. Nossos resultados permitem observar que os alunos acessaram o conhecimento científico e assim produziram a contra-palavra por meio de discurso escrito. As IPs representaram uma alternativa para o ensino de química para surdos.

Publicado
2020-10-26