PRÁTICAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS: O USO DAS FRUTAS PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE CITOLOGIA

Practices in Science Teaching: Use of Fruits to Contextualize the Cytology Teaching

  • Rômulo Hohemberger
  • Jéssica de Góes Bilar
  • Renato Xavier Coutinho
Palavras-chave: Problematização, Frutas, Célula, Estudo de caso

Resumo

Observando o ensino do tema citologia, surgiu à necessidade de trabalhar com a contextualização em sala de aula. Frente a este problema elaborou-se uma ação com objetivo de apresentar uma experiência no ensino de citologia, através da relação entre frutas e a estrutura celular, a partir de um seminário. Para dar sentido a esta proposta foi utilizada a metodologia do Arco de Maguerez, que pressupõe uma ação para análise do que sabemos, mediante uma reflexão, acabando com outra ação, propondo pensamento crítico e reflexivo. Desta forma, notou-se que os educandos se engajaram na atividade, percebendo-se uma mudança significativa em suas concepções. Assim, nota-se que aulas experimentais auxiliam a motivar e complementar o ensino de ciências.

Publicado
2020-10-26