DA PESQUISA-AÇÃO À PESQUISA PARTICIPANTE: DISCUSSÕES A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO DESENVOLVIDA NO FACEBOOK
From action-research to participant research: discussions from an investigation developed on the Facebook
Resumo
O presente artigo tem por objetivo discutir a pesquisa-ação e a pesquisa participante, a partir de um estudo desenvolvido na rede social Facebook, a fim de trabalhar com alunos do Ensino Fundamental os números racionais. O Facebook pode ser utilizado em cursos a distância, mas também em cursos presenciais, como uma extensão da sala de aula, devido as possibilidades que o mesmo apresenta, que o fazem ser considerado um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Nesta investigação, a rede social foi utilizada com alunos do sétimo ano para desenvolver uma pesquisa-ação. Método, esse, que vem crescendo na área da Educação, porém ainda é muito confundindo com a pesquisa participante. O trabalho discute os dois métodos citados, apresentando características comuns, bem como particularidades de cada um, situando a investigação desenvolvida no método de pesquisa-ação. Conclui-se que a pesquisa-ação foi o método mais apropriado tendo em vista que o professor enquanto pesquisador da sua prática, teve a oportunidade de construir conhecimentos para aperfeiçoá-la e contribuir para melhorar os resultados de aprendizagem em matemática na turma investigada.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.