UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE ASTRONOMIA NO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
An Experience of Teaching of Astronomy in the 6th Year if Fundamental Education
Resumo
Este trabalho aborda a questão do ensino de Astronomia dentro da disciplina de ciências através da(o): 1- análise do eixo “Terra e Universo” dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), 2- perfil do profissional que ministra a disciplina, 3- análise da história e da importância da experimentação para o ensino da Astronomia no Brasil. O objetivo principal é analisar a concepção de alunos e professores a respeito da aplicação da experimentação no ensino de Astronomia em uma turma híbrida de 6º ano com 14 alunos, no período da recuperação (07/2016), em uma escola pública municipal de São Miguel do Guamá-Pa. Destacamos os percalços do professor da rede pública de ensino e a sua dificuldade em utilizar metodologias de ensino que fogem do tradicional, ressaltamos, os problemas com os cursos de formação concernentes ao ensino da Astronomia e destacamos a experimentação como ferramenta indispensável na construção desse processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.