DISCUTINDO EVOLUÇÃO BIOLÓGICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOBRE CORPO HUMANO
Discussing biological evolution in the elementary education: a teaching strategy about human body
Resumo
A evolução biológica tem uma importância fundamental para a Biologia contemporânea. Devido a sua relevância e as dificuldades de ensino, diversos autores tem apontado a necessidade de o conhecimento evolutivo ser abordado desde o Ensino Fundamental. O cenário no Brasil, contudo, é bem diferente: a teoria evolutiva é frequentemente trabalhada apenas no final do Ensino Médio. Considerando essa problemática na educação brasileira, o presente trabalho apresenta uma estratégia didática sobre evolução biológica que pode ser utilizada com estudantes do Ensino Fundamental, em conjunto com um conteúdo tradicionalmente trabalhado na disciplina de Ciências – o corpo humano. A estratégia didática foi avaliada em uma escola da rede federal, na cidade de Porto Alegre. A partir do desenvolvimento da atividade foi possível apresentar e discutir temas relacionados com a teoria evolutiva antes de sua abordagem formal no Ensino Médio, sem negligenciar conteúdos tradicionalmente abordados no Ensino Fundamental.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.