O ENSINO DE ECOLOGIA E SUA INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO AMBIENTAL E NO CONHECIMENTO ECOLÓGICO DE UMA TURMA DE 6ºANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
The Ecology Teaching and its influence on environmental perception and ecological knowledge of a 6th grade class of basic education
Resumo
Os acadêmicos de licenciatura provavelmente entram em contato com o conceito de professor-pesquisador durante sua formação, entretanto, no momento da prática, podem aparecer dúvidas sobre as reais possibilidades de se desenvolver pesquisa em sala de aula. O objeto de estudo desta pesquisa se definiu do enfrentamento a essas dúvidas e do interesse em conciliar o ensino de ecologia com a educação ambiental. O objetivo foi analisar a influência do ensino de Ecologia na percepção ambiental e no conhecimento ecológico de uma turma de 6º ano do ensino fundamental. A viabilidade de atividades práticas para o ensino de ecologia se tornou, no transcorrer do estudo, inevitavelmente um de seus objetos. Dentre essas atividades práticas desenvolvidas destaca-se a construção de um Terrário pelos alunos. Utilizou-se o questionário como instrumento de pesquisa, aplicando-os antes e após o desenvolvimento do projeto. A existência e o grau de percepção ambiental dos alunos foi analisado com base em suas atitudes de consumo registradas nos questionários. A construção do terrário, a visita à praça e a dinâmica sobre rede alimentar ampliaram as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem. As aulas aumentaram o conhecimento ecológico dos educandos. Para além disso, o estudo demonstrou que é possível a conciliação ecologia/educação ambiental e apesar de todos os obstáculos inerentes a ser um professor-pesquisador.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.