ESTRUTURA DE ARGUMENTOS ESCRITOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ATIVIDADE PRÁTICA SOBRE SERES VIVOS
Structure of written arguments by elementary school students in a practical activity about living beings
Resumo
Aprender ciências envolve o domínio da linguagem e das práticas discursivas características da ciência. Uma dessas práticas discursivas é a argumentação. O presente estudo dedicou-se a identificar os argumentos escritos por alunos do ensino fundamental após uma atividade prática sobre seres vivos. As produções textuais dos alunos foram analisadas por meio do layout de argumento de Toulmin. Identificamos onze argumentos escritos, todos contendo a estrutura dado, garantia e conclusão. Para a construção dos dados os alunos utilizaram resultados e discussões produzidos durante a realização de um experimento. Informações disponibilizadas no início e durante a atividade também foram importantes para a construção dos argumentos. Os resultados sugerem que a estratégia utilizada promoveu uma situação propícia à argumentação.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.