CONSTRUÇÃO DE MODELO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIENCIAS: SISTEMA URINÁRIO

Construction of a teaching model for the teaching of sciences: urinary system

  • Josélia dos Santos Alexandre
  • Valdir Alves de Mendonça
  • Maisa Clari de Farias Barbalho de Mendonça
Palavras-chave: Prática pedagógica, Conhecimento, Ciências

Resumo

O estudo testa o uso de um modelo didático como ferramenta de ensino utilizada na prática pedagógica, um método adequado para melhor aproveitamento do conteúdo do componente curricular de Ciências no ensino fundamental. Para realizar esta técnica, a abordagem dos conteúdos foi realizada em dois momentos. Numa primeira aula, a abordagem metodológica utilizada foi forma tradicional, com utilização mínima de recursos e, em seguida, aplicado um questionário fechado verificação de aprendizagem. Em outro momento utilizou-se de modelos didáticos do sistema urinário, confeccionados pelos próprios alunos e em seguida foi reaplicado o mesmo questionário, a fim de observar se com esta outra forma de abordagem do assunto, ocorre um melhor desempenho dos alunos. A partir dos resultados obtidos, verificamos que na Escola Municipal José Porto de Queiróz a confecção e utilização de modelos didáticos do sistema urinário pelos alunos provocou um maior interesse nas aulas do componente curricular de Ciências, despertando a curiosidade, a motivação e o desempenho aumentaram, quando os mesmos procuraram não apenas nomear estruturas, mas saber também as funções das mesmas no organismo humano.

Publicado
2020-10-28