CONSTRUÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: LIXO COMO PROBLEMA AMBIENTAL
Construction, application and evaluation of didactic intervention in fundamental teaching: garbage as an environmental problem
Resumo
O presente trabalho propôs a construção, avaliação e aplicação de uma sequência didática com base na temática lixo, aplicada a uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental II de escola pública da cidade de Codó-MA. Avaliou-se o processo de assimilação de informações na construção da aprendizagem significativa, focando na contextualização a partir da análise de material didático e das práticas pedagógicas escolares. Foi construída e aplicada uma sequência didática e os dados indicaram que o aluno reconhece e localiza o problema do lixo na cidade e se coloca como participante do problema, assim como agente de resolução do mesmo, o que evidenciou que a proposta de intervenção didática foi um instrumento capaz de suscitar concepções a ações não diagnosticadas a partir do questionário inicial, o que evidenciou a aplicabilidade e funcionalidade da sequência didática proposta.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.