ENSINO PELA PESQUISA NA ESCOLA: PROPOSTA PARA PRODUÇÃO E UTILIZAÇÃO DE ESTERCO ANIMAL
Teaching for School Research: Proposal for Production and Use of Animal Esterco
Resumo
O presente artigo objetiva analisar as implicações do processo de ensino e de aprendizagem em Ciências, por meio do desenvolvimento de projetos de pesquisa em sala de aula. A pesquisa foi de abordagem qualitativa, relacionada com a iniciação científica e desenvolvida em uma Escola Estadual no Município de Macapá-AP, no período de maio a agosto de 2015, envolvendo alunos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. O trabalho se concretizou por meio de uma pesquisa com a comunidade, da construção de uma composteira e do cultivo de mudas de plantas utilizando de esterco de animais como adubo. A coleta de dados ocorreu por meio das observações registradas no diário de bordo do pesquisador e dos diários dos alunos. Os dados apontaram que as atividades desenvolvidas com a pesquisa na sala de aula, oportunizaram aos alunos uma aprendizagem que pode ir além do conteúdo disciplinar. Foi possibilitado aos alunos construírem conhecimento que talvez seja necessário para a compreensão do mundo real no qual está inserido.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.