O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: CONTRIBUIÇÕES DO ENFOQUE CTS PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA INCLUSIVA
Science teaching in Multifunctional Resource Classrooms: the STS approach contributions to the inclusive pedagogical practice
Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar a análise de estratégias de ensino de ciências com enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) utilizadas na Sala de Recursos Multifuncional (SRM) e na classe comum do ensino regular, com a temática “Água”, na prática pedagógica inclusiva com alunos do sexto ano do ensino fundamental, público-alvo da educação especial, que frequentam o programa de atendimento educacional especializado Sala de Recursos Multifuncional. A metodologia utilizada nesse estudo foi qualitativa de natureza interpretativa com observação participante. As atividades foram aplicadas para 06 alunos do sexto ano do ensino fundamental que frequentam o programa de atendimento educacional especializado e visaram a integração do trabalho realizado na SRM com a classe comum do ensino regular e, desse modo, promover a inclusão educacional. Verificou-se que as atividades proporcionaram a reflexão sobre a temática e a integração do trabalho dos professores da classe comum do ensino regular e da SRM contribuindo para a inclusão dos alunos no processo ensino aprendizagem. Ressalta-se que o trabalho apresentado neste artigo é parte da pesquisa realizada na dissertação do mestrado profissional do Programam de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia (PPGECT) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa (UTFPR-PG).
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.