A EXPERIMENTAÇÃO E O LIVRO VIRTUAL AUXILIANDO NAS AULAS DE CIÊNCIAS FÍSICAS
The experimentation and the virtual book helping in the physical science classes
Resumo
Neste artigo graduandos de Licenciatura em Ciências Naturais fizeram um levantamento do uso da experimentação no ensino de ciências física através de questionários aplicados com alunos de duas turmas de 9º ano e professores de ciências de uma Escola Pública de Ensino Básico em Bragança-Pa. Por fim, produziram conteúdos pedagógicos digitais na forma de um livro virtual a partir de atividades experimentais usando materiais de baixo custo realizadas nas aulas, no intuito de disponibilizá-lo em um repositório on-line para auxiliar os professores e alunos melhorando as condições de ensino/aprendizagem e incentivando a utilização de novas tecnologias nas aulas de ciências física nas escolas. Essa ferramenta é fácil de ser usada com ou sem auxílio da internet nos celulares, tablets e computadores. Com isso, concluí-se que a utilização da experimentação e do livro virtual são ferramentas importantes no processo de ensino e aprendizagem.
Os autores mantém os direitos autorais da contribuição, mas conferem o direito da revista Experiências em Ensino de Ciências do direito da publicação.